Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

EXERCÍCIOS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS

Oi pessoal, finalmente estou postando o último arquivo para vocês estudarem para a prova, agora o material é destinado para as turmas do 3º ano.Espero que aproveitem bem, tudo que expliquei em sala está contido no texto, nem mais nem menos.Agora é com vocês.Valeu!!!

O que é exercício aeróbico?

O exercício aeróbico é considerado o mais benéfico para a saúde, pois ele melhora a capacidade cardiovascular, ajudando na diminuição de problemas como arteriosclerose e hipertensão.Esse tipo de exercício também é um dos mais indicados para quem está abandonando o sedentarismo e começamdo um programa de exercícios para a vida toda.O tipo de adaptação que essa espécie de exercício provoca no corpo é suave e agradável, e também é suave o nível de esforço mínimo para ter efeitos benéficos.
O foco do exercício aeróbico é a capacidade cardiovascular.É por seus efeitos nos batimentos cardíacos e na capacidade respiratória que se verifica se o programa de exercícios está ou não funcionando bem.É também a partir do ritmo dos batimentos que se pode controlar a intensidade do exercício e prever a evolução do programa.Considera-se exercício aeróbio todo esforço que possa ser mantido por um longo período de tempo. Costumam ser, portanto, esforços de intensidade leve ou moderada, definindo-se essa intensidade de acordo com a aptidão individual. A caminhada, a corrida, a natação, o ciclismo e a ginástica aeróbica são exercícios normalmente classificados como aeróbios devido ao tipo de exigência cardíaca e muscular que provocam, sendo possível a sua prática prolongada.


                                                                                                                        

A palavra aeróbio significa com oxigênio, ou na presença de oxigênio.Os exercícios aeróbios são um tipo de esforço que leva as células musculares a consumir mais oxigênio para oferecer mais energia para o movimento.A produção aeróbia de energia é o processo mais econõmico e eficiente do nosso corpo, é utilizado no repouso e por isso causa menos fadiga durante o exercício. Com o treinamento regular, todos os sistemas envilvidos no exercício são condicionados e melhorados. O treinamento aeróbio aumenta a capacidade aeróbia (capacidade de produzir energia a partir do oxigênio), altera o metabolismo, aumenta a eficiência para queimar gordura, reduz as reservas de gordura corporal, reduz a gordura circulante no sangue, diminuindo assim o risco de doença cardiovascular. Também aumenta a sensibilidade a insulina, reduzindo o risco de desenvolver diabetes. Em resumo, o condicionamento físico aeróbio torna os sistemas cardíaco e respiratório aptos e dispostos a trabalhar mais, sem preguiça.
O que é VO²?
É a medida da aptidão cardiorrespiratória. É a quantidade de máxima de oxigênio que seu organismo consegue extrair do sangue em um minuto durante o esforço. É medido por meio de testes clínicos, em uma esteira rolante ou outro tipo de exercício aeróbio, e expresso em mililitros (de oxigênio) por quilograma (de peso corporal) por minuto. Esse valor varia muito de pessoa para pessoa e depende de fatores genéticos e do nível de aptidão física. Em geral, quem mais se preocupa com esse tipo de teste são os atletas de ponta.Quanto maior for o VO², mais preparado o corpo estará para realizar esforços sem “apelar’ para seus sistemas de emergência e mais tempo levará para ficar exausto.

O que é frequência cardíaca máxima?
A aptidão cardiorrespiratória é o que determina a intensidade de esforço que os sistemas cardíaco e respiratório suportam. Ela é individual e depende de fatores genéticos e do nivel de atividade física que o indivíduo está acostumado a praticar. A frequência cardíaca máxima está diretamente associada à aptidão cardiorrespiratória. Expressa o número de vezes que o coração é capaz de bater por minuto.Com relação ao exercício, a frequência cardíaca máxima é o sinal vermelho. É o limite superior do seu esforço, é o ápice de trabalho que seu músculo cardíaco pode realizar e que, portanto, deve ser respeitado.O teste da FCM é realizado em clínicas por meio de uma esteira rolante ou bicicleta ergométrica.Na impossibilidade de realizar um teste clínico, existe um cálculo que embora não forneça dados precisos, funciona como uma referência próxima da realidade. Parte-se do princípio de que no início da vida se tem em média, frequência cardíaca máxima entre 220 batimentos por minuto. Assim, subtrai-se a idade de 220 e obtém-se a frequência cardíaca máxima atual:

                                                    FCM = 220 - idade
O que é exercício anaeróbico?
A produçaõ de energia pelas células, durante um esforço, pode ser aeróbia ou anaeróbia. A capacidade do organismo de produzir energia a partir do oxigênio não é infinita. Há um limite de esforço que esse sistema consegue suportar. Se o esforço aumenta acima da capacidade aeróbia, o oxigênio presente no organismo não é suficiente para produzir energia para o exercício. Então o corpo utiliza um processo que não necessita de oxigênio, chamado metabolismo anaeróbio. Esse metabolismo produz energia rapidamente, mas como consequência produz fadiga rapidamente.

O grau em que nosso organismo está trabalhando anaerobicamente é medido pelo acúmulo de lactato no sangue. O lactato sinaliza que o corpo está consumindo energia mais rapidamente do que é capaz de produzir aerobiamente. Você observa bem isso quando a respiração passa a ser mais ofegante ou quando há desconforto ou fadiga, é aquela “dorzinha” que aparece quando se está levantando um peso na academia, parece que a musculatura vai “travar”, é chamado também de acúmulo de ácido lático, um sinal que alerta você a parar o exercício ou diminuir o ritmo, pois pode causar cãimbras ou coisa pior.

Provas curtas de natação ou atletismo ( 50, 100 e 200 m), ou tiro curto, como também se costuma chamar são exemplos de esforço anaeróbio.Mas o exemplo mais clássico de esforço anaeróbio é sem díuvida a musculação. Numa atividade como essa, muitísima procurada nas academias principalmente por adolescentes, é carregada de valores benéficos para o treinamento como também repleta de mitos.Isso se dá porque durante algum tempo, principalmente nas décadas de 70 e 80, a musculação só era praticada por homens, havia a idéia que “puxar ferro” era terrivelmente prejudicial para mulheres e adolescentes.Hoje em dia com o avanço da ciência do esporte, sabe-se que a musculação pode ser benéfica até para idosos e crianças (se bem orientada). Atualmente, pessoas de todas as idades praticam essa atividade, porém, outro problema que permeia o mundo das academias é a procura indiscriminada de algumas pessoas por esteróides anabolizantes (“bomba”), que são hormônios masculinos que aumentam em pouco tempo a massa muscular da pessoa, porém, em consequência causa efeitos colaterais terríveis com o uso prolongado, levando às vezes, a morte.

                                                   

Bom, isso tudo é para explicar que se você pretende malhar, procure uma boa academia e um bom profissional de educação física, com certeza ele vai perguntar qual o seu objetivo antes de começar o treino, se for ganhar muita massa muscular, você fará um trabalho de hipertrofia, de forma natural sem apelar por esteróides, isso leva tempo devido principalmente ao princípio da individualidade biológica.Caso você não queira ganhar tanta maasa muscular, mas apenas definir melhor a sua musculatura e manter a boa forma, você fará um trabalho de resistência muscular.
Tipos de fibras musculares
Ao estudar o que vimos acima lidamos necessariamente com o sistema muscular, para realizar esforços dependemos de um tipo de musculatura, o corpo humano possui três, como demonstra a figura abaixo:



O que nos interessa diretamente, é a musculatura esquelética, voluntária ou estriada, ela é a responsável pelas diversas contrações musculares, um processo que envolve também o sistema nervoso. A musculatura lisa ou involuntária são as que revestem os órgãos internos e vísceras, já a musculatura cardíaca, como o nome já menciona, é exclusiva do nosso coração, responsável pelos nossos batimentos cardíacos.Mas reforço, para o assunto em questão, a musculatura esquelética é a que torna possível a locomoção do esqueleto e a prática das diversas atividades físicas, sejam elas aeróbicas ou anaeróbicas.



4 comentários:

  1. Vlw profº \o/,vou tirar um 10 nessa..
    Jandeson 3ºA

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu tbm tento disponibilizar um material virtual para os alunos, mas tem o problema de nem todos terem acesso.

    Qual a sua estratégia para isso?

    Lamarck Augusto

    ResponderExcluir
  3. Lamarck,

    Tenta fazer alguma atividade na tua escola no laboratório de informática, onde eles irão acessar a tua página na net.O quanto mais nós utilizarmos os recursos de multi-mídia da escola melhor.Espero ter ajudado.

    Valeu por postar o comentário no bçog.Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Puutz.. Vc podia disponibilizar uns Exercícios para em aulas de Ed. Física.. Ia Chamar mais Atenção ao seu Blog..! #FicaaDica

    ResponderExcluir