Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SISTEMA LOCOMOTOR

Sistema locomotor
O sistema locomotor, como o nome sugere, é o responsável principalmente pelo movimento, como a Educação Física estuda a cultura corporal de movimento é indispensável que saibamos os conceitos anatômicos e fisiológicos desse sistema. Ele compreende três elementos: a osteologia (estudo dos ossos), a artrologia (estudo das articulações e a miologia (estudo dos músculos). O primeiro trata do esqueleto humano e suas funções; o segundo fala sobre as articulações, pontos onde os ossos se encontram principalmente os móveis que tornam possível a perfeita execução de qualquer movimento que o corpo pretenda fazer; por último temos o sistema muscular, que nos proporciona força e precisão para realizar as nossas atividades diárias, seja segurar com firmeza uma simples vassoura até praticar esportes. Tudo isso torna possível a mecânica ou biomecânica do corpo humano, célula básica do estudo da Educação Física.



1. Sistema ósseo



O esqueleto humano é formado por 206 ossos divididos em esqueleto axial e apendicular. Como axial compreendemos o crânio, o esterno, as costelas, a cintura escapular (clavícula e escápula) e a cintura pélvica. Chamamos de apendicular os membros inferiores e membros superiores



Os ossos são formados por tecido conjuntivo e as suas células são distribuídas em três grupos: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.

No corpo humano podemos encontrar três tipos de ossos:



 Longos: com o comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura, como o úmero (no braço) e o fêmur (na perna);

 Laminares: também chamados planos, o comprimento e a largura são equivalentes, predominando sobre a espessura, como na maioria dos ossos do crânio e das costelas;
 Curtos: com as três dimensões aproximadamente iguais, como os carpais (nas mãos) e os tarsais (nos pés);


 Irregulares: sem padrão definido, como as vértebras.


2. Sistema articular


As articulações são importantes para que o corpo realize os mais variados movimentos, sem eles seria quase que impossível o ato de caminhar, por exemplo. Elas atuam diretamente na sustentação do corpo. Resumindo, a articulação é definida pela união de dois ossos, dessa união existe uma mobilidade articular. as articulações mais “famosas” são joelho e tornozelo. O movimento acontece sempre através de uma ou mais articulações que possibilitam mudanças de planos e eixos em relação à posição anatômica. Os especialistas denominam de posição anatômica ou fundamental ou fundamental o corpo ereto, pés unidos, membros superiores ao lado do corpo, palmas das mãos para frente, ou seja, e olhar em frente. Nesse sentido, qualquer modificação nessa posição é realizada através das articulações.



 Tendão

O tendão é uma estrutura muito resistente, ele liga um osso a um músculo. O tendão de Aquiles é o mais resistente do corpo, mas é também muito suscetível de ser afetado por inflamações, por falar nisso chamamos tendinite uma inflamação nos tendões, muito comum nas pessoas que utilizam computador o dia todo, acabam lesionando os tendões da articulação do punho. Um tendão pode também ser rompido, claro que essa lesão é mais grave e seriamente traumática, um exemplo muito famoso foi o de Ronaldo fenômeno, que rompeu o tendão patelar do joelho e quase abandonou o futebol.

3. Sistema muscular


Os músculos são formados pelas fibras musculares ricas em proteínas, responsáveis pela contração muscular. Ao se contrair o músculo provoca o movimento do corpo ou de órgãos internos. Os vertebrados apresentam três tipos de músculos:

• Estriado esquelético- ligado ao esqueleto e com contração voluntária;

• Não estriado- encontrado na parede dos órgãos ocos (tubo digestório, útero, artéria e brônquios), apresenta contração involuntária;

• Estriado cardíaco- forma o miocárdio, possui fibra de contração involuntária, o coração em si é um músculo que contrai e relaxa o tempo todo para a manutenção da vida.


Simplificando ao extremo, os músculos têm a função de converter energia armazenada quimicamente em trabalho mecânico, através do fenômeno chamado contração. Como principais grupos musculares podemos determinar os peitorais, que se localizam na parte anterior do tórax, os dorsais, que se localizam na parte posterior do tronco, o reto abdominal, localizado na “barriga”, os quadríceps, localizados nas coxas, temos também os bíceps e tríceps localizados respectivamente na parte anterior e posterior dos braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário